Painel do Associado

Abrir

Projetos

A Coeducars atua formando parcerias com cooperativas, escolas, instituições públicas, empresas, organizações não-governamentais e outras entidades, com o intuito de proporcionar um ensino de qualidade, orientado por profissionais especializados. Confira nossos projetos:

Gestão Social dos Resíduos Sólidos Urbanos

Em 2012 a Coeducars venceu licitação promovida pela Companhia Municipal de Saneamento (Comusa) de Novo Hamburgo. A partir de abril daquele ano passamos a atuar como entidade parceira do Projeto CataVida, desenvolvido pela prefeitura por meio da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e da Diretoria de Economia Solidária.

O projeto é voltado para a implementação e manutenção do programa de Gestão Social dos Resíduos Sólidos Urbanos.

O CataVida tem como principal prerrogativa potencializar melhorias no trabalho e renda dos trabalhadores e trabalhadoras em coleta de resíduos sólidos urbanos de Novo Hamburgo. Estas melhorias acontecem através de uma maior qualificação, por meio de um projeto pedagógico desenvolvido especificamente para estimular habilidades e competências necessárias para uma inserção qualificada na cadeia produtiva dos materiais recicláveis.

O desenvolvimento deste projeto parte de um conjunto de ações interligadas como: organização de redes de apoio de entidades e de uma equipe técnica multiprofissional, além de ações de sensibilização da comunidade e o desenvolvimento de um programa pedagógico de qualificação profissional do trabalho.

As ações foram articuladas no intuito da organização ou potencialização de “Empreendimentos de Economia Solidaria”, voltados para auxiliarem na implantação da Coleta Seletiva Solidaria pela Prefeitura Municipal, com entrepostos para armazenamento e comercialização dos materiais coletados. Este conjunto de ações forma uma metodologia de caráter continuo, que visa sensibilizar toda comunidade envolvida, organizações publicas e privadas, no sentido de otimizar o aproveitamento de materiais recicláveis e reconhecimento do trabalho do catador como agente ambiental.

A participação da comunidade é uma das estratégias principais do programa, para garantir a efetividade da proposta. Neste sentido, contamos ainda com uma ação específica chamada “Instituição Amiga do Catador”. Esta ação tem possibilitado a aproximação dos trabalhadores e trabalhadoras da reciclagem, com instituições parceiras como escolas, associações de moradores, sindicatos e demais organizações da sociedade civil. Esta ação tem contribuído no processo de educação socioambiental, levando a melhoria quanto aos corretos procedimentos de separação dos resíduos gerados pela comunidade.

Este projeto tornou-se um referencial na região. Em 2011 recebeu a Certificação de Tecnologia Social pelo Instituto Banco do Brasil justamente pelo seu caráter inovador como tecnologia de mobilização da comunidade no enfrentamento de um dos grandes problemas da sociedade moderna.

A participação da Coeducars neste projeto tem como objetivo auxiliar com assessoria e apoio a ações de atenção social dos participantes do programa, bem como participação na estrutura da formação, atuando nas oficinas relacionadas a organização e gestão cooperativista.

Para a equipe da Coeducars, fazer parte desta historia, representa uma oportunidade de estar somando esforços, junto a comunidade envolvida, em prol da construção de alternativas mais sustentáveis de vida. Identificados em um modelo de política publica, comprometida com os princípios de Desenvolvimento Local Sustentável e na comprovação da viabilidade de transformar utopias em realidades.
Av. Loureiro da Silva, 2001 - cj. 408 - Edel Trade Center
Porto Alegre / RS - Fone: (51) 3211.0294
Copyright © 2013 - Coeducars